#20 Violência policial

O Fórum Nacional de Segurança Pública, por meio de seu Anuário Brasileiro de Segurança Pública, reiteradas vezes confirma a violência policial brasileira,  o que a coloca, segundo organismos internacionais, como a polícia mais letal do mundo.

A despeito destes dados alarmantes, autoridades encabeçam discursos e políticas públicas que, ao contrário de atacar o problema na  raiz, contribuem para a perpetuação da brutalidade e, assim, reforçam a desigualdade e racismo estrutural no país. É um assunto que, necessariamente, deve passar pelos marcadores sociais da raça, classe gênero.

É sabido que todo problema decorre de um determinado contexto, se assim o é, ficam alguns questionamentos: quais as raízes desta violência estrutural do país? Como ela se desenvolve? Em que contexto ela se agrava? Quais práticas ainda hoje permitem que essa violência se mantenha? Tem sido feito algo para combatê-la? Quais são as saída a curto,a médio e a longo prazo para se pensar uma segurança pública que garanta e promova a cidadania? 

Marcando o retorno da parceria entre CJT/UFMG e Mas, e se?, estas e outras questões foram respondidas neste episódio por dois dos maiores especialistas em segurança pública do país: os professores Luiz Eduardo Soares e Robson Sávio Reis Souza.

​​Quer saber mais? Então vai lá e aperte o Play!

Indicações feitas por Luiz Eduardo Soares:

# Quem comanda a segurança pública no Brasil?: Atores, crenças e coalizões que dominam a política nacional de segurança pública - Robson Sávio (livro);
# Os porões da contravenção -  Aloy Jupiara (livro);
# Policia e ditadura: a arquitetura institucional da segurança pública de 1964 a 1988 - Maria Pia Guerra (livro).

Indicações feitas por Robson Sávio Reis Souza

# Elite Da Tropa - Luiz Eduardo Soares (livro);

# Desmilitarizar: segurança púbica e direitos humanos - Luiz Eduardo Soares (livro);

# Meu casaco de general: 500 dias no front da segurança pública do Rio de Janeiro (livro). Luiz Eduardo Soares (livro);

# Fórum Brasileiro de Segurança Pública (Site);

# Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA (Site);

# Núcleo de Estudos de Violência -NEV / USP (Site);

# Centro de Estudos de Segurança e Cidadania - CESEC (Site).

Luiz Eduardo Soares é mestre em Antropologia, doutor em Ciência Política com pós-doutorado em filosofia política. Foi secretário nacional de segurança pública e coordenador de segurança, justiça e cidadania do Estado do RJ . Colaborou com o governo municipal de Porto Alegre, de março a dezembro de 2001, como consultor responsável pela formulação de uma política municipal de segurança. De 2007 a 2009, foi secretário municipal de valorização da vida e prevenção da violência de Nova Iguaçu (RJ). Foi professor da UNICAMP e do IUPERJ, além de visiting scholar em Harvard, University of Virginia, University of Pittsburgh e Columbia University.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1692161295096771.

Robson Sávio Reis Souza é doutor em Ciências Sociais (Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da PUC Minas), mestre em Administração Pública (Gestão de Políticas Sociais) pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. Professor adjunto da PUC Minas. Pesquisador e coordenador do Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas (Nesp); professor convidado da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte (FAJE); vice-presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos de Minas Gerais; associado pleno do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Foi integrante e ex-coordenador da Comissão da Verdade em Minas Gerais (2016-2018); coordenador da Comissão Estadual de Indenização às Vítimas de Tortura do Estado de Minas Gerais (2001 - 2005; membro da Comissão 2017 - 2020); membro do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos de Minas Gerais (1999 - 2004; 2013 - atual); pesquisador e assessor de comunicação do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública - Crisp/UFMG (2001 - 2011) e pesquisador do Observatório das Metrópoles (2011-2013). 

.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0242663293732863

Host e Hostess: Deivide Ribeiro e Raquel Possolo
Roteiro: Ana Luiza Soares, Mariana Tormin, Raquel Possolo e Deivide
Edição, mixagem e masterização: Deivide Ribeiro

Curta e siga o Mas e se? e o CJT/UFMG em nossas redes sociais e ajude-nos a divulgar nosso trabalho:

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Grey Facebook Ícone
  • Instagram - Cinza Círculo
  • Twitter - círculo cinza
spotify-podcast-badge-blk-grn-660x1602.p
Spreaker.png