#03 Sociedade do Espetáculo

"Toda a vida das sociedades em que dominam as condições modernas de produção aparece como uma imensa acumulação de espetáculos.“ [...] No mundo realmente revirado, o verdadeiro é um momento do falso.“


Neste episódio, em especial, o Mas, e se? foi gravado junto ao Grupo de Estudos Tempo, Espaço e Sentido de Constituição, da Faculdade de Direito da UFMG, Grupo este coordenado pela Professora Dra. Maria Fernanda Salcedo Repolês. Espaço, tempo, arquitetura e direito foram discutidos a partir do clássico da filosofia: A Sociedade do Espetáculo, do escritor francês Guy Debord. Essa potente obra levanta ainda hoje questionamentos: em que medida diagnóstico da sociedade do espetáculo ainda permanece em nosso conidiano? É possível apostar em outra alternativa? Para contribuir com essa discussão convidamos a Professora Dra. Rita Velloso, da Faculdade de Arquitetura da UFMG.

Rita de Cássia Lucena Velloso é Professora da Faculdade de Arquitetura e Designer da UFMG e da PUC/MG. Arquiteta, graduada em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da UFMG, mestra e doutora em filosofia pela UFMG. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Cosmópolis e pesquisadora do Observatório das Metrópoles da UFMG.

 

Imagem: Guy Debord

 

Curta e siga nossas redes sociais e ajude-nos a divulgar nosso trabalho:

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
spotify-podcast-badge-blk-grn-660x1602.p
Spreaker.png